Bologna 1

Bologna é a sétima cidade da Itália, mas uma das mais importantes em termos de  acervo arquitetônico.   Aqui se encontra a mais antiga universidade da Europa ( e penso, do mundo…), Bolonha tem o centro histórico original mais bem conservado da Itália, e o traçado urbano ainda é aquele da idade média, o que faz da cidade um museu a céu aberto de impressionante beleza e originalidade. É nesta cidade que se encontra o maior número (relativo) de licenciados universitários, a maior taxa de ocupação feminina no trabalho. Quando eu estudava regência em Viena com Hans Swarowsky, uma das primeiras viagens que fiz como seu assistente foi justamente a Bologna, onde ele regeu uma produção do “Elisir d’Amore” de Donizetti. Hoje, ao caminhar pela Via Independenza, ao voltar a fazer o caminho que há quarenta e poucos anos percorríamos juntos para chegar ao Teatro Comunale, tive uma belíssima sensação de nostalgia,  misturada com a satisfação e o orgulho de  estar seguindo o caminho do meu mestre. Um mestre que me ensinou a visão humanista das artes, a importância da formação cultural interdisciplinar. Hoje vivemos os tempos da especialização, do conhecimento desarticulado. Embora esse conhecimento possa ser profundo em certas áreas,  quando os especialistas são chamados a postos de liderança, suas lacunas ficam visíveis. Esses especialistas para gerir, são como um membro que necessita de um corpo. Daí aparecem as famosas “comissões” que acabam criando mais desarticulação do que unidade.  Aqui em Bologna sinto que me aproximo de minhas raízes humanistas que tanto marcaram a cultura da Europa desde a Renascença até a modernidade.

 

 

 

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

7 respostas para Bologna 1

  1. Telmo disse:

    Caro amigo….bom ler estas palavras. Esta formação vienense às vezes me assalta também neste mundinho tão segmentado atualmente…sigo na luta pelo meu ladinho aqui no “sul do mundo”….sempre com uma ponta de saudade dos “40 anni fà” …hehe Auguri….

  2. Liliane disse:

    Ah!que cosa,ma,que bela cosa!
    Bologna e Villa-lobos…..!

  3. Alessandra disse:

    Saudades,Maestro!
    Que vontade de ouvir Tchaikovsky regido pelo senhor!!

  4. Gustavo Brinholi disse:

    Toi toi toi, Maestro

    lg

    Guto Brinholi

  5. Mary-Helen TE disse:

    Bologna. Cidade maravilhosa. Há anos assisti uma Anna Bolena fantástica. Fico feliz quando penso que esse agora é o seu mundo. Enquanto isso, em São Paulo, Alex Klein já se demitiu do Teatro Municipal. Quem aguenta a política??? e as ingerências? Os acomodados e incompetentes.

  6. sbellato disse:

    Muito sucesso maestro!
    saludos

    Silviane Bellato

  7. irai disse:

    Querido Maestro, o concerto deve estar começando agora… in bocca al lupo …. e BRAVO !!!!!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s