Uma nova Cidade da Música será inaugurada ao lado da Cidade da Música

Hoje, ao ler um jornal paulista, dei de cara com a foto de uma linda ruiva num encarte publicitário. Espantado, reconheci numa foto de página inteira a belíssima Nicole Kidman. Maior ainda foi o meu espanto ao perceber que a famosa autraliana fora contratada para o lançamento de uma nova Cidade da Música na Barra da Tijuca do Rio de Janeiro. Está bem, o nome não vai ser exatamente este, mas o conteúdo é quase o mesmo da irmã gêmea. Trata-se na verdade do novo “VillageMall”, um super hiper shopping center que será edificado ali, a poucos metros da Cidade da Música, deixando a mesma espremida entre dois gigantes do consumo moderno: o tal VillageMall e o BarraShopping, que ostenta orgulhoso o título de maior shopping center das Américas.
O tal VillageMall vai fazer uma concorrência e tanto à Cidade da Música, que, ao que tudo indica vai ficar pronta muito depois da inauguração desse shopping center. A empresa que está lançando o mega empreendimento informa que “o VillageMall complementa o complexo formado pelo New York City Center (aquele da pavorosa estátua da liberdade- nota do redator), BarraShopping e Centro Empresarial BarraShopping, integrando de forma perfeita e harmônica moda, cultura (vejam bem- cultura, outra nota do redator), entretenimento, lazer, serviços e negócios.” Só não citaram a Cidade da Música. Esqueceram a Cidade da Música. Por que será?
Perguntei aos meus botões: como é possível uma coisa dessas? O pessoal da Prefeitura do Rio de Janeiro devia telefonar imediamente para a turma do VillageMall e saber como é que eles conseguem ser tão rápidos e eficientes, já que estamos gastando os tubos do dinheiro público e não conseguimos sequer terminar a obra, quanto mais pô-la para funcionar?
Pois bem, dentro do encarte do jornal encontro ainda mais informações sobre o conteúdo desse palácio, descrito pela empresa como um “projeto arquitetônico inovador”:

26,3 mil m² de área bruta
134 lojas
TEATRO COM 1060 LUGARES (!!!)
6 Restaurantes com terraço e vista para a lagoa
Área de Eventos com 1890 m²
ESTACIONAMENTO COM 1740 VAGAS COBERTAS ( !!!!! ) em 3 níveis com valet parking
6 ELEVADORES ( !!! ) de última geração e
18 ESCADAS ROLANTES

Fiquei pensando comigo mesmo: O VillageMall supera em quase todos os aspectos a Cidade da Música. Puxa vida, um teatro de mais de mil lugares. Seis restaurantes com vista. Quatro salas de cinema VIP Stadium. Na Cidade da Música só tem um restaurante e três pequenas salas de cinema.
E gente: tem estacionamento e tudo. Coisa que o pessoal da Cidade da Música não pensou. Mas quem liga para estacionamentos nos dias de hoje, quando é possível estacionar longe e fazer um belo exercício de footing, ou de jogging, antes de um concerto? A Cidade da Música tem outra vantagem para a saúde: uma vez chegando no complexo, não se encontrarão os seis elevadores de última geração que o VillageMall ostenta. Em compensação há uma escadaria fenomenal que ajudará mais uma vez a emagrecer aos menos avisados.
Evidentemente não sei quanto vai custar a construção do VillageMall. Imagino que os construtores devem embutir nos custos o contrato da super garota-propaganda, os encartes de várias páginas nos maiores jornais do País etc…
Talvez a Cidade da Música saia um pouco mais cara, quando ficar pronta, mas também não é um projeto comercial. Lucro mesmo, meus amigos, só no VillageMall.

Anúncios
Esse post foi publicado em Texto e marcado , , , , . Guardar link permanente.

3 respostas para Uma nova Cidade da Música será inaugurada ao lado da Cidade da Música

  1. Rafael Cattai disse:

    Esta é uma ironia digna de um filme americano: tem Nicole Kidman, uma Estátua da Liberdade, e o resto: uma tragédia de muito mau gosto. A profusão de nomes em inglês é espantosa, daqui a pouco o lugar vai ser internacionalizado. A Cidade da Música, ou melhor, o monstrengo, continuaria lá, para lembrar aos espectadores da tragédia cinematográfica. Sugiro a colocação dos dizeres em frente ao mostrengo, em inglês, claro: “This is our Brazil, guys! But, don’t worry, the shopping center is next you!”

  2. Rafael Cattai disse:

    Ihh, errei…leia-se monstrengo!

  3. Janaina disse:

    Estarrecedor… Seus textos são excelentes, mas me provocam muita indignação.
    Continuo achando melhor assim, viva a verdade acima de tudo.
    Siga escrevendo, maestro, o Brasil agradece.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s